Top 5 Melhores Filmes de Pokémon

A franquia Pokémon já tem mais de 20 anos e, dentre jogos, cards, animes e diversos outros produtos, há também os filmes. Normalmente os longas de Pokémon servem como vitrine para os Pokémon lendários e míticos que, em geral, possuem pouco espaço no anime regular. Ao todo são 20 longas diferentes lançados ano a ano que possuem histórias que não integram a narrativa principal de Ash e Pikachu, mas marcam presença nos cinemas japoneses. A qualidade dentre os 20 filmes varia bastante, mas não há um que seja 100% ruim, embora confesso que o longa Pokémon – Ranger e o Lendário Templo do Mar (2006) fique no limite entre mediano e ruim. A seguir eu listo os cinco melhores e argumento sobre minhas escolhas. Mas se você não concorda, se manifeste. Educadamente!

5º Pokémon – Volcanion e a Engenhosa Mecânica (2016)

O mais recente longa da franquia tem o grande mérito de colocar uma grande quantidade de mega evoluções em ação ao mesmo tempo, numa divertida sequência de ação que inclui até mesmo a forma 100% de Zygarde. O longa também apresenta o primeiro Pokémon da sétima geração e cria uma relação interessante entre Volcanion e própria Magearna. A história funciona, o ritmo agrada e Ash e seus amigos mais uma vez salvam o dia. 

4º Pokémon – Hoopa e o Duelo Lendário (2015)

Confesso que enquanto jogava Pokémon X eu não achava Hoopa um monstrinho minimamente cativante. Mas no seu filme Hoopa mostra todo o seu potencial e se torna um dos Pokémon mais carismáticos e poderosos da franquia. A história é simples ao extremo, mas o seu grande atrativo é colocar diversos Pokémon lendários e míticos para batalharem entre si. É um espetáculo visual que satisfaz o espectador. A trilha sonora transmite as emoções certas e funcionam para dar um ar mais de oriente para o filme. A curta duração do longa favorece uma narrativa ágil e acaba favorecendo a empatia do público para com o filme, já que em nenhum momento os Pokémon batalhando entre si acaba cansando.

3º Pokémon – O Filme (1998)

Aqui apelamos para a nostalgia. Possivelmente só aqueles com mais de 25 anos vão se recordar do que foi a estreia de Pokémon – O Filme em nossos cinemas. A expectativa era enorme. E o primeiro filme da franquia cumpre bem sua função. A história é objetiva e expande a mitologia dos monstrinhos, o poder de Mew e Mewtwo são bem evidenciados e explorados, questões relevantes sobre clonagem são colocadas em pauta e, acima de tudo, é um filme carregado de sentimentos. É difícil não sentir um nó na garganta na cena em que Pikachu tenta reanimar o Ash petrificado. Uma das cenas mais icônicas da franquia.

2º Pokémon 2000 (1999)

O segundo filme de Pokémon é um dos mais dinâmicos e enérgicos da franquia. Ash praticamente não fica muito tempo parado num mesmo lugar e a narrativa se desenvolve muito rapidamente, mas sem pressa. É um dos poucos filmes em que a Equipe Rocket tem alguma função prática além de ser espectadora dos acontecimentos que se desenrolam e também um dos poucos em que a importância dos feitos de Ash e seus amigos tem alcance mundial. A trilha sonora é agradável e transmite uma sensação de dinamismo muito acertada. E a batalha entre o trio de pássaros lendários contra Lugia é visualmente atrativa. Também é o primeiro filme de Pokémon a estabelecer as famosas fortalezas voadoras, um elemento que seria utilizado a exaustão em diversos outros longas da franquia. 

1º Pokémon 7 – Alma Gêmea (2004)

Este é um dos filmes com uma das melhores histórias da franquia. Há muitos acontecimentos, muitos cenários, muitos personagens e muito sendo contado. O espectador se sente feliz ao presenciar a complexidade daquele universo. A batalha entre Deoxys e Rayquaza, que permeia boa parte da narrativa, é bem conduzida e produzida. Mesmo sendo um dos filmes mais longos da franquia Pokémon, o tempo passa rápido pela quantidade de eventos que ocorrem durante o longa. Embora não seja um dos filmes mais famosos da franquia, este Pokémon 7 – Alma Gêmea com certeza é aquele com mais perfil de filme mesmo, com qualidades que enaltecem muito o resultado final conseguido pela Pokémon Company.

 

Compartilhe este post:

Derek Moraes

Cinéfilo de carteirinha. Nerd de plantão para preencher as mentes ávidas por informações e conhecimento. Especialista em transformar simples conversas em viagens a Hogwarts, Terra Média, Westeros e uma galáxia muito, muito distante.

  • Yan Barboza

    boa lista, mas em vez do Volcanion eu colocaria ou do darkrai ou do archeus, ambos são muito bons

    • Derek Moraes

      O do Darkrai com certeza é passível de entrar nesse TOP 5. Acho um filme muito bom, muito completo.

  • Kaique Barbarito

    Eu incluiria “Lucario e o mistério de Mew” pela narrativa e profundidade do enredo, é um dos filmes que mais tem cara de filme kkk
    Também colocaria o do Celebi pela estética bem “japonesa”, bem diferente dos outros.

    • Derek Moraes

      O do Lucario eu acho um pouco cansativo e sem muito ritmo, mas gosto daquela ambientação um pouco mais medieval. O do Celebi eu curto bastante. Esteticamente parece mesmo um filme do Miyazaki.