Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u397830986/domains/invader.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u397830986/domains/invader.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack-protect domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u397830986/domains/invader.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Crítica - Terremoto: A Falha de San Andreas | INVADER

Crítica – Terremoto: A Falha de San Andreas

4 min


[SEM SPOILERS]

Sinopse: Ray (Dwayne Johnson) é um veterano de guerra que trabalha como bombeiro em Los Angeles e que está passando por um processo de divórcio com a sua ex-mulher Emma (Carla Gugino), com quem tem uma filha, Blake (Alexandra Daddario). Enquanto Blake está em San Francisco com o padrasto empresário e bem sucedido Daniel (Ioan Gruffudd), a Falha de San Andreas começa a se manifestar, gerando terremotos em toda a Califórnia. Ray precisa ir para San Francisco resgatar sua filha, que se encontra em risco juntamente com os dois irmãos ingleses Ben (Johnstone-Burt) e Ollie (Art Parkinson). Enquanto isso, o sismologista Lawrence (Paul Giamatti) tenta alertar todo o país dos próximos tremores e suas consequências.

 


Depois que Roland Emmerich destruiu o mundo todo com o filme 2012 (2009), fica difícil a existência de um filme catástrofe que possa superá-lo levando-se em conta a escala de destruição. Pelo filme do diretor alemão, a Terra foi assolada por terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas, nuvens de detritos, etc. Dessa maneira, era curioso esperar o que Terremoto – A Falha de San Andreas fosse trazer de novo para o gênero.
 

A verdade é que o diretor Brad Peyton, que nunca dirigiu nada digno de lembrança, não tenta superar 2012. O diretor sabe de suas limitações geográficas e de escala. então ele acaba fazendo mais do mesmo. O terremoto assola a Califórnia e o visual da destruição não é nada original. Tudo que já foi mostrado anteriormente. A grande sacada do diretor é mostrar, além da visualmente atraente macro escala, o que acontece em micro escala. O que acontece dentro dos edifícios, das casas, das garagens e das construções em geral. O desespero e a impotência das pessoas diante da implacável força da natureza. Em contraste a 2012, onde tudo é macro (quarteirões sendo tragados pra dentro da terra, cidades afundando no mar, um tsunami atingindo o Tibet), San Andreas nos mostra o sofrimento das pessoas, o que aumenta o grau de tensão do espectador.

 

Como todo filme catástrofe padrão, os personagens do filme também seguem suas convenções. Existe o personagem herói com o drama pessoal e fantasmas do passado (vive para salvar as pessoas, mas quando era a filha que precisava de ajuda não teve sucesso), que sabe pilotar todos os meios de transporte possíveis, desde carros, passando por helicópteros, aviões e lanchas, além de ter treinamento em saltos de pára-quedas. Existe o personagem cientista que tem o conhecimento necessário para ajudar, mas que não é ouvido pelas autoridades competentes. Existe o personagem de moral duvidosa. Existe o possível casal que se uniu por acaso. E existe o alívio cômico que mostra ao espectador que nada é tão ruim que uma piada não possa ser inserida na vida.

 
O elenco é competente, com destaque para o sempre carismático Dwayne Johnson. Na sua primeira aparição ele surge contra o Sol e solta uma frase de efeito, estabelecendo que ele é o cara. E de fato Dwayne Johnson é o cara. É difícil achar um ator hoje em dia com tanto carisma, presença de tela e que trânsita por tantas franquias e personagens do que “The Rock”. Ele se encaixa tanto em personagens mitológicos (Hércules), como policiais (Velozes e Furiosos), “filmes para pagar as contas” (O Fada do Dente), anti-heróis (no vindouro Shazam), aventuras família (Viagem ao Centro da Terra 2) etc. A aura de poder de Dwayne Johnson é tão grande que ele acaba se tornando o centro das atenções na maioria dos filmes em que atua.
 

O resto do elenco faz o que pode para roubar o foco de Dwayne Johnson. Carla Gugino se esforça, mas seu rosto estático compromete sua atuação. Ioan Gruffudd é boicotado pelo roteiro, que precisa de um personagem para chamar de vilão. Paul Giamatti faz o cientista dedicado e ignorado, mas é competente ao passar ao espectador as informações que o mesmo precisa. O trio Alexandra Daddario, Hugo Johnstone-Burt e Art Parkinson é o que movimenta a história, já que é o seu resgate e seus esforços para sobreviver que fazem a roda girar. Com exceção das péssimas piadas do personagem de Parkinson, a química entre os três funciona, principalmente pela inteligência da personagem de Daddario, pela bondade do personagem de Burt e pelo otimismo do personagem de Parkinson.


Com efeitos especiais competentes, embora às vezes seja perceptível (o que nunca é bom) a utilização de chroma key, roteiro raso e clichê, mas elenco carismático, Terremoto – A Falha de San Andreas não consegue oferecer algo novo ao cinema catástrofe, mas entrega um filme digno de ser assistido. Seja no cinema ou depois, em casa.

Nota: 5,0

TRAILER


INFORMAÇÕES

Nota: 5,0
Titulo Original: San Andreas
Titulo Nacional: Terremoto – A Falha de San Andreas
Direção: Brad Peyton 
Duração: 114 Minutos 
Ano de Lançamento: 2015
Lançamento nos EUA: 29/05/2015
Lançamento no Brasil: 28/05/2015

Elenco: Dwayne Johnson, Carla Gugino, Alexandra Daddario, Paul Giamatti, Ioan Gruffudd, Hugo Johnstone-Burt, Art Parkinson.




Derek Moraes