Entrevista com Adriano Machado, Maestro de O Senhor dos Anéis In Concert!

Em julho de 2019 o Espaço das Américas se tornou um lugar de interesse da comunidade Nerd com a chegada de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel In Concert! a comemoração de 17 anos do lançamento da maior obra de Peter Jackson foi um audacioso Cine Concerto realizado pela Orquestra Sinfônica Vila Lobos sob a regência do premiado Maestro brasileiro Adriano Machado.

Mas antes de tudo, é preciso saber o que é um Cine Concerto. Segundo o SescSP um Cine Concerto é o diálogo entre duas linguagens artísticas, que faz com que filmes consagrados ganhem novas sonoridades ao serem executadas ao vivo por grupos musicais, proporcionando uma nova forma de experimentação audiovisual artística para o público.

A convite da Ingresso Rápido (ingressorapido.com.br), nós do INVADER entrevistamos o Maestro Adriano Machado para falar sobre O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel In Concert! e sua sequência O Senhor dos Anéis: As Duas Torres In Concert!

Minha primeira pergunta ao Maestro Adriano era sobre como foi reger Orquestra Sinfônica Villa Lobos no Cine Concerto de A Sociedade do Anel, como foi a resposta do público e qual a sensação.

Segundo o Maestro, O Senhor dos Anéis In Concert! é um evento marcante em uma nova fase de Cine Concertos que temos vivido. O próprio Maestro recentemente regeu Cine Concertos de filmes como Lala Land e Star Wars, porém, executar as músicas de Howard Shore é diferente em relação a outros compositores, é claro que Jhon Willians escreve trilhas maravilhosas, mas durante sua composição para Star Wars, por exemplo, Willians só tinha alguns esboços e motivações de personagem, nenhum roteiro. Já Shore quando compôs The Lord of the Rings tinha roteiro em mãos, fato que fez com que sua música tivesse uma profundidade maior em relação ao filme. Segundo Adriano, a música em O Senhor dos Anéis é quase como se fosse um personagem do filme.

Outro fato que faz com que a música de Shore seja diferente das demais trilhas de cinema é a complexidade de sua execução. Para a execução da trilha de O Senhor dos Anéis são utilizados alguns instrumentos que não são de uso comum, enquanto alguns instrumentos precisam ser construídos só para sua execução. Dois dos melhores exemplos neste caso são os Tambores Tibetanos e o Piano de Armário Destruído que são utilizados para execução fiel da música composta por Shore.

Apesar de trabalhar primariamente com música clássica, a Orquestra Vila Lobos também é muito forte na música popular, já tendo trabalhado com música eletrônica, sertanejo e até mesmo com o Dj. Alok, sempre apresentando música de excelência. E com os Cine Concertos não é diferente. Apesar de precisar de grandes estruturas (muitas vezes vindas de fora), apresentação O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel In Concert!  pela Orquestra Vila Lobos foi elogiada por grandes selos internacionais.

Você ficou ansioso para assistir um Cine Concerto? Então se prepare, pois, muito em breve nós teremos O Senhor dos Anéis: As Duas Torres In Concert! é ficar antenado nas redes sociais da Ingresso Rápido (ingressorapido.com.br) e da Orquestra Vila Lobos.

Podcaster, Estudante de Direito, Redator no @INV4DER, Streamer e Ilustrador
Back To Top