Um desenvolvedor chamado CTurt postou, há pouco, uma mensagem em sua conta do Twitter, contando como conseguiu realizar o primeiro jailbreak em um PlayStation 4. Isso significa que as portas para a modificação do console e os chamados aplicativos “homebrew” agora estão abertas.
Infelizmente isso também pode abrir portas para a pirataria de jogos, algo que, como sabemos, prejudica o mercado de games como um todo. Contudo, vale lembrar que os games também possuem um sistema de proteção e que esse ainda não parece ter sido quebrado. Mas só os próximos dias comprovarão.
De acordo com as informações enviadas por CTurt, o feito foi executado em um console com o firmware 1.76. Ele conseguiu aproveitar um exploit do sistema disponível nessa versão para injetar um código externo no sistema, assumindo o controle do hardware.
Just broke WebKit process out of a FreeBSD jail (cred->cr_prison = &prison0). Guess you could say the PS4 is now officially “jailbroken” 😛
— CTurt (@CTurtE) 12 dezembro 2015
O mesmo tipo de jailbreak já foi realizado no Nintendo Wii há alguns anos e também no iPhone, desde o primeiro modelo lançado em 2007.
Nesses casos, uma simples atualização do firmware bloqueia o jailbreak, fazendo todas as modificações deixarem de funcionar — Algo que certamente a Sony já está correndo atrás e não é de se esperar que aqueles que forem pegos utilizando um sistema modificado tenham suas contas e consoles banidos da PSN.